sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Oh tempo, não, não voltes para trás!

Um ano de cancro. Sim, faz hoje um ano que me foi diagnosticado o linfoma.

Sempre tive queda para decorar datas (e números de telefone em particular, quem me conhece sabe bem), mas neste último ano esta minha característica acentuou-se. Já há várias semanas que me tem ocorrido pensamentos como "há, precisamente, um ano aconteceu isto, e isto e mais isto!".

Pois bem, há um ano atrás disseram-me: "A Margarida tem um linfoma".
Esta memória pareceu-me ser suficientemente relevante para me fazer voltar a escrever no blog e falar no assunto. Mais do que falar, refletir... Porque a pergunta impõe-se e é inevitável: o que mudou? 

Resposta: Tudo. Mudou tudo. Foi um virar do mundo ao contrário, foi um turbilhão de acontecimentos com muitas emoções à mistura. 

Não foi imediato, a ficha não caiu logo - só assim consigo explicar o facto de ter passado a tarde de 2 de Dezembro de 2015 numa esplanada a conviver com a minha mamã, o mano e alguns bons amigos que se fizeram à estrada para vir entregar um abraço. E depois deste dia, o qual consigo recapitular mentalmente ao pormenor, a ficha demorou a cair... 
Mas quando caiu, bolas, caiu a sério... 

Veio a revolta, tanta revolta! Vieram as dores dilacerantes do cancro que crescia, o tratamento e seus efeitos secundários, as limitações a que fiquei sujeita. Tudo isso gerou mais revolta, mais tristeza, mais dor, como se fosse uma bola de neve! 
Mas, calma, nem tudo foi desgraça... Na verdade saiu-me a sorte grande - o suporte, a estrutura familiar e a rede de amizades que tinha (e tenho), que me impedia (e impede) de ir ao fundo nos momentos mais difíceis, fortaleceu-se, de uma forma tão profunda que não tem preço. 

Sabem aquele jogo de fazer cadeirinha com os braços? Foi mais ou menos assim que funcionou. Sempre que a ameaça de afundar surgia, todos se organizavam, cruzavam os braços, davam as mãos e carregavam-me, levavam-me ao colo... E aos poucos, a confiança voltou a emergir, a esperança, a fé, a aceitação e, por fim, a paz, tomaram conta de mim. 
Acreditei que ia passar, e passou, como tudo na vida.

Mas as marcas ficam e por mais que a vida entre e regresse aos eixos, há sempre alterações no comportamento das pessoas que permanece. Ok, é tudo muito recente, mas os braços e as mãos que formavam a cadeirinha humana continuam cá e, ainda hoje, me amparam as quedas. 
O melhor de tudo é saber que vão permanecer, no matter what. E esta é a parte boa de passar pelas adversidades, pelas provas e rasteiras que a vida nos prega: descobrimos quem são os nossos amigos (com A grande), quem gosta verdadeiramente de nós, quem está e quer, genuinamente, estar ao nosso lado.

A Guida de hoje não é a Guida de há um ano. 
A Guida de hoje é uma mulher confiante, que sabe o que quer e, acima de tudo, o que não quer. 
A Guida de hoje não virou super-mulher, continua a ter, naturalmente, as suas fragilidades... Mas encara-as de forma diferente. 
A Guida de hoje tem dentro dela uma vontade imensa de ir, fazer e acontecer, de dar sem receber, só pelo prazer e satisfação de ser útil ao próximo. 
A Guida de hoje quer sonhar e alcançar, quer descobrir, experimentar, desafiar-se... 
A Guida de hoje quer VIVER, no verdadeiro sentido da palavra, como nunca se atreveu a querer.

Obrigada Sr. Cancro, por me teres acordado para a vida.

Afinal, não és doença, és cura!


6 comentários:

  1. Tanto que nos ensinaste!Tanto que nos fortaleceste! És a nossa "special one". Mãe

    ResponderEliminar
  2. Olá Margarida, tal como tu lembro-me ao pormenor de todos estes dias, também memorizo tudo, mas hoje estamos todos a celebrar mais um ano cheio de vitórias, e a sorte de termos connosco a menina doce,corajosa, genuína, que com muito orgulho é nossa prima.
    Obrigada por tudo que nos ensinastes, e estamos todos aí para enfrentar juntos o que esta vida nos reserva.
    Muitos beijinhos estamos todos com saudades. Verinha.

    ResponderEliminar
  3. Não há muito mais a dizer..do fundo do coração, é um orgulho enorme ter-te como irmã!

    Estamos juntos! <3

    ResponderEliminar
  4. Sim Guida não há mais nada a dizer, a não ser como sempre te disse:Força, sempre muita força.
    Beijos grandes.

    ResponderEliminar