quarta-feira, 6 de julho de 2016

It's over!!

Nem sei por onde começar... A euforia tomou conta de mim, de tal maneira que me impede de concentrar no estudo. Por isso decidi vir para a esplanada da praia, a praia onde cresci e de onde guardo as melhores recordações da minha infância. Sinto-me uma privilegiada, por poder voltar aos lugares onde sempre fui feliz, tão feliz! Sinto-me ainda mais privilegiada por estar viva, por sentir uma vontade imensa de aproveitar cada momento desta vida efémera e sinto essa vontade a fervilhar dentro de mim!



Hoje, dia 6 de Julho de 2016, acabou o meu tratamento. Acabou, acabou, acabou!! Não me canso de repetir isso ao telefone, apetece-me gritar para toda a praia ouvir, que hoje, dia 6 de Julho é dia de alegria, é dia de comemorar o fim da pior fase da minha vida.

Foram 240 dias, dias de angústia, sofrimento físico e emocional, dias difíceis, alguns demasiados difíceis para uma jovem de quase 29 anos com muitos projetos, muitos sonhos e muita vontade de os concretizar... Estou tão feliz que não caibo em mim! Já chorei, muito, já ri, muito também. Ainda nem acredito que isto acabou, que vou finalmente poder continuar aquilo que ficou, como costumo dizer, suspenso!

Foram 6 ciclos de quimioterapia, seguidos de 22 sessões de radioterapia. Inicialmente estavam previstas 20, mas como o meu corpo começou a responder tão bem ao tratamento, decidiram fazer mais duas sessões, limitadas apenas à área residual que se observava nitidamente nas imagens, para “potenciar o tratamento”.





 O facto de o meu corpo responder tao bem levou os médicos a crer que, ao contrário do que foi revelado na última biopsia que fiz, ainda havia alguma malignidade. Ou seja, se fosse material benigno as alterações não teriam sido tão acentuadas. O material recolhido na amostra não terá sido representativo da massa total e por isso não revelou malignidade. Mas isso agora também não interessa para nada, porque afinal o linfoma está mais que morto, assim o espero!

E agora, o que sucede? Consultas de seguimento, análises... Mas isso será só em Outubro. Sim, só em Outubro volto a por os pés no IPO, e só em Janeiro poderei fazer o exame que vai ditar o juízo final. Para já está a batalha ganha, mas a derradeira vitória ainda está por vir. Com a força que tenho em mim, sei que chegará.



Nesse dia vou querer festejar com todos, todos aqueles que desde o primeiro minuto estiveram ao meu lado. Sinto-me grata, tão grata à vida por me presentear com tantos e bons amigos, por me mostrar o melhor lado deles, por me proporcionar amor, amizade, carinho, solidadriedade, palavras e abraços de conforto. Sinto-me ainda mais grata por ter uma família incrível, que me deu a mão sem nunca a largar, que chorou comigo quando eu precisei de chorar, que esteve sempre à cabeceira da minha cama tentando amenizar o meu sofrimento, as dores que tantas vezes me assolaram o peito. A todos vós, mais ou menos próximos no parentesco, um obrigada é pouco, muito pouco.

Pedro... Tu, que com o teu jeito tão particular, me abraçavas e me transmitias a paz necessária para enfrentar cada momento. Que num sorriso me devolvias a esperança, e num olhar a certeza de que tudo ia ficar bem. E ficou, agora vamos aproveitar a bonança, a nossa tempestade está a passar!



Por fim, não consigo deixar de agradecer a todos os profissionais de saúde com quem contactei. Provavelmente a maior parte não vai ler o meu blog pois nem todos tem conhecimento dele. Mas seria injusto não “dedicar” esta pequena grande vitória a cada um deles. O que seriamos nós, doentes e pacientes, sem o profissionalismo, rigor e carinho com que nos tratam.

Agora que já exteriorizei a minha alegria e entusiasmo, já me sinto mais serena e talvez já consiga concentrar-me na Bioquímica Clínica que me anda a dar cabo dos neurónios!

Mais logo vou celebrar, o término dos tratamentos, o aniversário da Lili (pensavas que escapavas?), a existência do Luisinho que teima em permanecer na barriga da Val e, quem sabe, a passagem de Portugal à final!
Mas antes, vou descalçar-me, arregaçar as calças e vou sentir o mar.



Hoje é o primeiro dia do resto desta aventura a que chamamos VIDA!



27 comentários:

  1. Muito feliz por ti minha amiga! Venceste o Barrabás!
    Acabou, acabou!! :) :)

    ResponderEliminar
  2. Eu sabia Gui!!!!!começa a preparar o enterro do Barrabás!! :)))) um beijo enorme!

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns Guida! És a maior! 😊 é linda essa força que carregas em ti! Bjinhs, Inês Mota

    ResponderEliminar
  4. Margarida, mereces este final, pela tua luta, pela partilha ajudando doentes, pela total disponibilidade, ao enfrentares momentos complicados sempre a pensares no bem estar dos mais próximos, pela coragem sem dramatismos, aprendemos muito contigo Obrigada
    Beijinhos Verinha.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns miúda. Vive a vida. Desejo-te toda a sorte do mundo. Beijinhos duma Felgueirense ����

    ResponderEliminar
  6. Guida... mereces o mundo!! Estou ansiosa por te dar um abraço muito apertado!!!

    ResponderEliminar
  7. Muito lindo!! Parabéns! Muitos sorrisos!!!

    ResponderEliminar
  8. Muita força e fico muito feliz por venceres esta batalha. Beijinho grande. Mónica de Felgueiras

    ResponderEliminar
  9. Hoje é um dia cheio de boas notícias! Parabéns guerreira :)

    ResponderEliminar
  10. Muitos, muitos parabéns!!Fiquei imensamente feliz por esta boa notícia!!A batalha está ganha e a guerra, com certeza, com essa coragem e força sem fim, também estará!Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. PARABENS MINHA QUERIDA!!!! TENHO SABIDDO PELA TUA VOVO E PELA VERINHA QUE TUDO ESTAVA SEMPRE A MELHORAR. SOU UMA VELHA AMIGA DE QUEM JA NAO TE DEVES LEMBRAR, SOU MAIS CONHECIDA POR ( D.a. ) MENA A MAE DAS QUATRO, Mariana Cunha, Joana Cunha Melo, Maria João Cunha E DA Mafalda Maria Cunha. PARA TI , GUIDINHA. <3, <3, <3,<3. TUDO DE BOM COMO PARA AS MINHAS FILHAS E NETOS, DESEJO.

    ResponderEliminar
  12. Tão bom!!! Fiquei muito feliz e sem palavras...
    És muito forte. Beijinhos e um xi��

    ResponderEliminar
  13. Muitos parabéns, uma grande vitória,parabéns,beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Olá Guida que notícia boa tu nos das , parabéns conseguiste vencer o barrabas. És uma Grande lutadora mais uma vez parabéns e tudo do melhor a partir deste Grande dia .<3<3
    Beijinhos Armandina

    ResponderEliminar
  15. Guida OS MEUS PARABÉNS! QUE GRANDE VITÓRIA!! Fico muito feliz por ti!!!Muito! Festeja muito! Viva a ti!

    ResponderEliminar
  16. Finalmente as boas noticias chegaram!Eu sempre soube e acreditei neste dia em que a tua vida ia voltar ao normal, e então sim, acabar o que deixaste "pendurado".
    Vai ser feliz,tu mereces Guida.
    Força,continua a dar boas noticias.
    Beijos grandes

    ResponderEliminar
  17. Só soube do teu blog hoje, através da partilha da CC. Ao ler o teu texto relembrei o que também senti em 28 de janeiro de 2009, quando nos informaram que o meu irmão estava livre do "bicho" (como lhe chamo!). Foi como se tivesse ganho o Euromilhões. Aliás, muito melhor que o ter ganho!... Agora é tempo de voltares a colocar play na tua vida, pois de pause já chega!
    Vou continuar a vir aqui, saber do teu recomeço.
    Força e sempre com o positivismo em alta ok?! ;)

    Beijinhos dos Açores

    ResponderEliminar
  18. Muito feliz por ti e pela tua família!!! Parabéns pela tua determinação, coragem e humildade. Quando se tem valores como esses tudo se consegue superar!!! Parabéns menina coragem! Bjinhos grandes para ti e para toda a família

    ResponderEliminar
  19. Depois da tempestade vem a bonança, aproveita o sol, a praia, as coisas boas, que agora te vão saber muito melhor. Fico muito aliviado e contente. Beijinhos do tio de empréstimo

    ResponderEliminar
  20. Fico muito contente com esta noticia! Ainda vais muito a tempo de fazer tudo o que queres desta vida, mereces o melhor e vais com certeza continuar a ser a maravilhosa Margarida que todos conhecemos e adoramos. Parabéns Guidinha !

    ResponderEliminar
  21. Muito muito feliz por ti e pelos teus, Margarida. Vai dando noticias.

    ResponderEliminar
  22. Muito muito feliz por ti e pelos teus, Margarida. Vai dando noticias.

    ResponderEliminar
  23. Não me conheces pessoalmente, fui lendo o teu blog ao longo destes meses, fiquei muito feliz por ti. Parabéns...

    ResponderEliminar
  24. Que bom Guidinha! Chegou ao fim.
    Parabéns pela tua Força, Coragem ... Tudo
    Um grande abraço para ti e toda a família.
    Um grande beijinho do António Luís.
    Noémia

    ResponderEliminar
  25. Como é bom ficar feliz com a felicidade dos outros. Não te conheço, mas o teu blog e a tua determinação chamaram a minha atenção!! Sê feliz hoje e sempre, por muitos anos! Beijos

    ResponderEliminar
  26. Fico muito feliz por ti Margarida. Conseguiste! Com muita força e coragem conseguiste vencê-lo.
    Sê muito feliz Margarida!
    Joana Salgado

    ResponderEliminar