sexta-feira, 4 de março de 2016

Careca Power

Lembram-se da Marine, do Cancro com Humor?
A Marine deu uma palestra sobre o projeto dela na Casa Ronald McDonald, à qual eu assisti. Depois desse dia, a Marine convidou-me a dar o meu testemunho, testemunho esse que se destinava a ser incluído numa “secção” do blog Cancro com Humor chamado de Movimento Careca Power. 
Quando (d)escrevi a minha experiência, estava entre o segundo e terceiro ciclo de quimioterapia. Tinha acabado de receber boas notícias e ainda nem tinha chegado a meio do tratamento. Por diversos motivos, nomeadamente a internacionalização do projeto da Marine, só ontem o meu testemunho foi publicado por ela. Desde que o escrevi até ser publicado passaram-se algumas semanas, 3 ciclos de quimioterapia, para ser mais precisa. Se, na altura, ainda nem a meio ia, hoje já só me falta uma sessão.

Ontem, Enquanto relia as minhas palavras apercebi-me de alguns factos.

Primeiro de tudo, a forma como a existência do Cancro com Humor modificou toda a minha experiência e forma de encarar o cancro. Lembro-me de, por altura do Natal, me perguntarem se ia sozinha a um dos jantares para o qual fui convidada. Respondi que não, que levaria o meu cancro também. Recordo-me de me sentir arrependida por ter dado esta resposta, não sabia se ia chocar quem a receberia, se era politicamente correto brincar com um assunto que não tem piada nenhuma. Senti-me culpada, vá! Depois da palestra da Marine percebi que, se me “divertia” a fazer piadas sobre a minha própria doença, não me deveria sentir mal por isso. Afinal o cancro é meu, sou eu que o aturo e por isso tenho todo o direito de dizer o que bem me apetece sobre ele! 
Mas calma, não ando para aí a dizer o que me vem à cabeça, tenho dois dedos de testa e sei bem com quem me posso "esticar"! Por outro lado também há quem se estique comigo e tente utilizar o meu cancro como meio para obter determinados fins (em tom de brincadeira, como é lógico). Dou-vos um exemplo: tentei ir com umas amigas a uma loja da Nutella. Havia uma fila interminável e ficamos a olhar umas para as outras quando nos apercebemos do tamanho dela... “Eh pa, dizemos que ela tem uma cancro!”, disse uma. Vira-se a outra “Dizemos que é o último desejo dela, que achas?”. Pronto, são estas as amigas que tenho. E ainda bem que as tenho, porque fartei-me de rir com estas intervenções!!

Em segundo lugar, questionei-me sobre se o meu discurso de hoje seria o mesmo que foi naquele dia. Provavelmente não, porque as palavras saem sempre de forma diferente. Há dias que não me apetece mesmo escrever. Há outros em que tenho palavras e ideias a fervilhar, um autêntico brainstorm. Palavras à parte, passou-se muita coisa neste intervalo de tempo... O motivo da minha força no dia em que escrevi o meu testemunho para a Marine não é o motivo da minha força de hoje. A intensidade da força que pretendia transmitir a todos os carequinhas a quem se destina o texto, essa sim, permanece a mesma. Já a nível de frequência... Tem dias! Estou cansada, muito cansada deste processo. Não é cansaço físico, é cansaço mental, entenda-se. Motivos para me agarrar à vida não me faltam, é certo, mas há dias negros, é impossível negar a existência deles. Nesses dias luto comigo própria, tento praticar a filosofia do viver aqui e agora sem pensar no futuro, sem pensar nas voltas que a vida deu e nas voltas que vai ter de dar para que tudo se recomponha. 
Mas há dias bons, há dias que, sem nada em particular, são agradáveis e ponto. Há dias em que me sinto tão bem que nem parece que sou uma doente oncológica. Tenho dito a várias pessoas que, por ver o final tão perto, até parece que tenho tido menos efeitos secundários. Vou dizer à Dra Ilídia que devo ser um caso de estudo porque o meu relato não vai ao encontro da maior parte dos relatos que ouço. O “ah e tal, prepara-te porque os efeitos secundários agravam-se com as quimios” não combina comigo, com a minha quimio.
Serão as minhas estrelinhas (onde quer que elas estejam)?

Para lerem o meu testemunho Careca Power podem aceder aqui.

E não deixem de seguir o blog e facebook da Marine, ela sim, é uma grande Mulher e força da natureza.



5 comentários:

  1. Continuo a achar que devíamos utilizar o Barrabás em nosso benefício pelo menos uma vez, antes de ele ir à vida dele 😈😉

    ResponderEliminar
  2. Apesar de ela nunca te faltar, desejo te muita força para esta reta final! Tens sido um exemplo de coragem e admiro te por manteres sempre esse lindo sorriso :) Beijo enorme
    P.s - Sou fã do teu blog, e mesmo quando não tiveres um "cancro" para falar, seria um prazer continuar a "ler-te" ;)

    ResponderEliminar
  3. Gui isso quer dizer que estás perto do fim? Que está quase a acabar? Beijo grande

    ResponderEliminar
  4. Olá Margarida, quando leio o posts fico sempre a reflectir, meninas como tu e a Marine( que contigo tive o prazer de conhecer)dão-nos verdadeiras lições de vida, ensinam a quem quiser aprender que a única forma de viver melhor será mesmo tentar desconstruir os problemas e com um pouco de humor a vida fluí. Esta lição não é só para quem se encontra doente.
    Continua assim, és mesmo especial,felizes dos pais e familiares que têm alguém como tu.
    Bjs Verinha.

    ResponderEliminar