sábado, 23 de janeiro de 2016

100 papas

No dia em que decidi concretizar esta ideia do blog, resolvi partilhar essa vontade com os meus amigos mais próximos. Primeiro havia a necessidade de escolher um nome para ele... "contraLINFOMAção", "Linfoma feito ao bife", entre outros, as opções dividiam opiniões e lá me decidi pelo "Linfoma feito ao bife", pois era o que reunia mais consenso. Tentei, inicialmente, a plataforma (se assim lhe posso chamar) Wordpress, mas não entendia nada daquilo. Sempre fui uma naba nestas andanças e fiquei mais satisfeita quando o Maias comentou que, em tempos, teve a mesma dificuladade. Sugeriu-me que mudasse para o blogspot por ser mais intuitivo. E de facto é muito mais simples, mas esteticamente menos apelativo que o Wordpress. Por falar em estética, um dia destes tenho de tratar de mudar o design desta página... As cores e o formato convencional cansam-me. Se algum entendido na matéria quiser dar uma mãozinha, toda a ajuda é bem-vinda! Se não, quando já não tiver mais assunto para escrutinar, dedico-me a ver tutoriais no youtube! 

Depois da criação deste blog (ou para ser sincera, desde que as pessoas sabem que eu tenho cancro), tenho-me apercebido de alguns factos ou mudanças comportamentais interessantes, quer nas redes sociais quer na vida real. Elaborei uma lista, para melhor compreensão.

10 coisas que te acontecem quando tens cancro

1. Crias um blog para partilhar a tua expriência mas as pessoas insistem em interagir contigo via Facebook. 
Como já desabafei aqui, isto tem sido de loucos. Perdi a conta às mensagens que recebi no FB - inclusivamente de pessoas que não são minhas amigas - e consigo contar pelos dedos da mão as mensagens que recebi através do formulário de contacto que disponibilizei no blog. Mais valia ter seguido a segunda sugestão do Maias, uma página no FB...

2. Sabes que alguém ficou a saber da tua situação quando o número de likes que essa pessoa faz nas tuas fotos de FB dispara. 
Torna-se tão óbvio que não consigo evitar sorrir de cada vez que isso acontece. A sério, é engraçado ver como há um padrão geral de reação. Normalmente esses likes precedem uma mensagem que dirá qualquer coisa como "Fiquei chocado(a) quando soube mas quero que saibas, apesar de não sermos próximos(as), estou a torcer por ti".

3. Curiosos sensibilizados pela notícia fazem likes em fotos antigas e geram uma corrente de likes.
Isso não acontece só comigo, acontece no facebook dos meus amigos também. As fotografias estão lá há anos, nunca ninguém lhes prestou grande atenção. Desde que tenho cancro, os meus álbuns são passados a pente fino. As velhinhas fotos voltam a surgir no feed dos meus amigos facebookianos e eles reparam que nunca as tinham visto. Então comentam e fazem like. Fazem like não, reagem, e enchem-me o facebook de notificações! 

4. Comentam o teu blog como anónimo e não assinam.
Já me disseram que comentar no blog é difícil, os comentários vão parar a Marte. Como é óbvio não utilizo essa funcionalidade  e, por isso, não me apercebi dessa dificuldade, mas confesso que fico contente ao constatar que há gente tão ou mais naba do que eu! Quando finalmente conseguem comentar devidamente, depois de terem andado a apagar comentários e a pública-los como se fosse uma resposta ao próprio comentário deles, não assinam. Infelizmente eu não tenho um dedo que adivinha!

5. Nunca te viram mais gorda mas procuram-te no facebook e adicionam-te.
A partir do momento que o meu blog foi partilhado no FB, os pedidos de amizade não param. Ponderei bastante, aceito ou não aceito. Via que a pessoa até tinha partilhado o meu blog e aceitar o seu pedido de amizade era uma forma de "retribuir", ou ser simpática... Mas ou aceitava todos ou não aceitava nenhum. Resolvi aceitar todos mas a situação tornou-se insustentável. Porquê? Porque o meu feed de FB foi invadido por pessoas que eu não faço ideia quem são!! E, por isso, escusam de me adicionar porque eu só aceito quem conheço. Para satisfazer a curiosidade dessas pessoas - porque as pessoas vão atrás de uma coisa, que é saber como eu era, como era a minha vida, antes de eu ter cancro - tirei hoje uma foto (onde incluí o meu Charlie porque ele dá sempre um certo charme às fotografias) para me poderem comparar à vontade!



Já agora, deixei de ter problemas com a minha careca (tenho mais problemas com o frio que sinto nela)!

6. Descobres quem são os teus amigos.
Próximos, ou não tão próximos, eu tenho mesmo muitos, muitos amigos! 
Há de tudo. Há aqueles que:
- já se sabia serem nossos Amigos e reforçaram-no das mais variadas formas;
- pensávamos serem nossos amigos mas afinal não o são (porque nem sequer quiseram saber da tua situação e não tiveram uma palavra);
- há aqueles que sabes que são teus amigos, são solidários e tal mas preferem seguir o blog e nem sequer nos dão o feedback (se calhar tem dificuldade em submeter o comentário);
- há aqueles com quem nem temos proximidade (diria até que, em alguns casos, há uma certa antipatia...) mas ficam tão sensíveis que te desconcertam com uma mensagem...
- e, por último, há os amigos à D. Sebastião, que são aqueles que regressam de um passado longínquo!
Para todos os meus Amigos, o meu coração é como o meu smart, há sempre espaço para mais um! :)

7. Descobres que as pessoas que te rodeiam são fortalezas
São várias mas há duas especiais e que tenho de referir: os meus pais
A minha mãe raramente desaba. Quando acontece, normalmente numa situação de sofrimento para lá do normal, não a critico, muito pelo contrário. Emociono-me ao vê-la desarmada à minha frente. Sou uma chorinhas, sempre fui, mas agora ainda mais... Quanto à minha mãe, sei que ela recupera rapidamente o escudo!
O meu pai tem um escudo diferente. Sempre foi um beijoqueiro, daqueles que me obrigava a dar um beijinho antes de sair do carro à porta da escola...  Mas agora está pior. Agora é beijinhos e festinhas na cara a torto e a direito. Mas eu sou parecida com ele, por isso não há problema :)

8. Perguntam-te sempre a mesma coisa: "Estás bem?"
Sempre que vem esta pergunta sinto que ficam à espera que eu diga que não. Umas quantas vezes caio no erro de dizer a verdade. E depois penso que o facto de as pessoas saberem que me doi aqui ou ali não resolve nada. Pior, apercebes-te que, quem gosta realmente de ti, sofre mais com o teu cancro do que tu. Por isso, a minha resposta vai ser sempre "Estou bem", "Doi mas nada de especial". E não, não queiram ser perspicazes e perceber se eu estou a mentir.

9. Cancro = poupar dinheiro
Não pagas os tratamentos, ficas isento de taxas moderadoras. Voltas para casa dos teus pais, por isso são eles que pagam tudo. Tens alopécia, o que se traduz na maior fatia da poupança. Passo a explicar: quando se faz quimioterapia não cai só o cabelo, cai tudo o que é pêlo em crescimento. Por exemplo, nunca mais arranjei as sobrancelhas, elas deixaram de crescer (espero que não caiam). O mesmo é válido para o resto do corpo... É como se tivesses feito lazer e ele tivesse resultado! Quanto ao cabelo, não precisas de gastar dinheiro em champôs de tratamento. Já para não falar na poupança de tempo. Não tens cabelo por isso de manhã ficas pronta em meia hora!

10. The last but not the least... Tens um cancro, podes tudo!
És apaparicada por tudo e por todos. Passas a ser o líder em tudo. Mentiria se não dissesse que é fixe, mas cansa ao fim de algum tempo... Basicamente, fazes tudo o que te dá na gana e toda a gente te desculpa porque... Tens um cancro!

É o que vai acontecer com este post. Vão achar-me ingrata, prepotente, com a mania. Afinal mandaram-me mensagem no FB e eu respondi de forma amável... E foi sincero, garanto-vos. Mandem as mensagens que quiserem, quando quiserem, através da plataforma que quiserem. Eu agradeço a dobrar porque sentir o vosso carinho é fabuloso e ajuda-me a passar o tempo enquanto penso na resposta!! :D


Quem não compreende o tom de brincadeira deste post, é parvo e chato. Espero que o compreendam, mesmo!
Desafio quem se indentifica com algum ponto da lista a deixar o seu comentário.

Mas quando o finalmente conseguirem publicar, não se esqueçam... Assinem! 

23 comentários:

  1. Margarida, acompanho o teu blog desde o 1º dia, sem nunca comentar, mas hoje desafiaste-me (" Desafio quem se identifica com algum ponto da lista a deixar o seu comentário.") e aqui vai, se conseguir publicar:
    Antes de mais, parabéns! Escreves com uma clareza, que é um prazer ler-te!
    Depois: muito obrigada pela partilha! Falar sobre o cancro ainda continua a ser tabu e ver uma jovem como tu a dar-lhe luta e a expor-se assim,é uma dádiva para os outros imensa. Muito, muito obrigada!
    Por último: a garra que evidencias é a dos vencedores. Hás-de vencer esta luta e, espero, com o mínimo de sofrimento possível!
    Deste blog sairá um livro - só pode! - eu irei à apresentação e quero um autógrafo!
    Um abraço e muita força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se, porventura, esse livro sair, terei muito gosto que esteja presente.
      Obrigada pelo comentário e pela força :)

      Eliminar
  2. Devia ter créditos para este post :) quando falas e fico atenta a ouvir passam-me muitas coisas pela cabeça, não concordo contigo na maioria das vezes, digo-te quando acho que devo e outras vezes penso "vou deixá-la falar e pensar assim"! Às vezes és tu que me fazes pensar o contrário! Como agora, as pessoas são curiosas é verdade, mas isso não tem de ser uma coisa má. És jovem, bonita, simpática para todos, nada disso combina com um cancro na cabeça da maioria e isso aguça a curiosidade.
    Vou perguntar-te sempre se "estás bem". No outro dia disse-te para te colocares no lugar de alguém que gosta muito de ti! Quando te pergunto se estás bem quero saber a verdade verdadeira, posso sofrer com ela mas é para isso que cá estou. Vou dizer-te algumas coisas que também já te disse mas que vale a pena reforçar. Quem está contigo neste luta, os teus amigos, estão por ti, não pelo Barrabás. Sim Margarida, sou tua amiga, não amiga do teu cancro. Quando quiseres a minha companhia para alguma coisa diz e pronto, eu tenho autonomia para dizer sim ou não conforme a minha disponibilidade (última quarta-feira, por exemplo). Esse teu cancro também me ensinou muitas coisas, uma delas e a mais importante de todas: devemos ter sempre tempo para cuidar de quem realmente amamos, cuidar todos os dias, os sentimentos são como as plantas e apesar de eu saber que as BePiGuiSa são sagradas, temos sempre de encontrar tempo para regar este sentimento que nos une há tantos anos.
    Pronto se calhar já chega de ser lamechas. Tens um cancro, podes tudo Gui!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não quero ser mal interpretada. Quando falo de "curiosos sensibilizados pela notícia" não quero ofender ninguém. Compreendo que seja natural, ainda ontem falamos disto. Aliás, não me importo que o façam, que gerem correntes de likes. Se eu tivesse saúde como tenho likes não estava a esta hora a responder ao teu comentário! Estou apenas a constatar, como constatei outros factos. O que quero enfatizar é o facto de ser o cancro o causador destas "correntes". E, como disse há uns tempos atrás, o que eu pretendo com este blog é tirar esta carga dramática que a palavra cancro traz consigo. É esta carga que leva as pessoas a terem curiosidade. Também não quero passividade... quero normalidade!

      Quanto ao "Estás bem?" podemos fazer outro pacto. Combinamos uns códigos, um para "estou bem" e outro para "estou mal", assim só tu é que percebes! :)

      Obrigada por me deixares dizer tudo da boca para fora. Espero, ansiosamente, que daqui a uns tempos tudo volte ao normal ;)

      Love u

      Eliminar
  3. Provavelmente não vou ser a única a ser "desafiada" por este Post, porque apesar de te acompanhar desde o primeiro dia e de já ter chorado "contigo" várias vezes, não por pena mas por respeito e acima de tudo orgulho de teres a capacidade de passar por cima, nunca tinha tido a ousadia de te deixar um comentário.

    Eu sou apenas uma Estudante de Medicina, já finalista aqui de Coimbra, mas são casos como o teu que todos os dias me fazem querer estudar e saber mais e mais para poder ajudar os meus doentes. A doença neoplásica é sem dúvida a doença que mais me fascina, porque de alguma forma é diferente, não por não ter tratamento, porque há muitos que têm, graças às inúmeras investigações que têm sido feitas nas últimas décadas, mas porque causa medo e ao mesmo tempo dá uma reviravolta na vida das pessoas, incomparável a muitas outras doenças de sofrimento (no meu entender) quase semelhante. Particularmente em doentes mais jovens, deixa-nos completamente arrebatados, sem saber o que fazer a seguir.

    Por isso, depois de ser desafiada, proponho a desafiar-te para que continues com essa força, tenhas confiança em ti e nos que te querem bem e nos teus médicos e todos os profissionais de saúde, porque podemos dizer muito mal do nosso SNS, mas é nestas alturas que nós vemos o bem que temos em Portugal, que muitos países "ditos desenvolvidos" não têm.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bárbara!
      Obrigada, desde já pelo teu comentário. Vejo que temos uma paixoneta em comum, Coimbra! :)
      Espero que continues e que preserves em ti esse desejo de querer saber sempre mais. É graças a pensamentos como o teu que hoje estou a ser tratada e com perspectiva de cura.
      Quanto a mim, aceito o desafio que me lanças, não me vou deixar vencer!
      Um beijinho

      Eliminar
  4. Gui,em breve vais pedir pernas de frango e vão ser negadas!!! ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aproveito para esclarecer que não fui eu que roubei a perna de frango, foi o barrabás. E tu não me negas uma coxinha, negas?!

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Ah, acho que devias aproveitar e voltar a vender bimbys, acredita que ias ser a melhor vendedora da zona Norte :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Melhor ideia do mundo! Até eu comprava!!!

      Eliminar
    2. Não precisava de ser a melhor do Norte, se tu e a Sílvia Pinto comprassem já valia o esforço!

      Eliminar
  7. Ahah já te disse e repito, es a maior!!
    Beijinho do teu amigo "chileno" :p

    ResponderEliminar
  8. Tão bom este post Margarida... eu acho que, em relação ao ponto 6 fico ali entre os dois últimos pontos, no penúltimo porque foi assim, nunca calhou, mas também a tender para o passado longínquo... irra 10 anos de Bio Bio é muito muito tempo
    mas gostei muito da definição do D. Sebastião ;)
    Continuo a seguir sempre o blog porque é mesmo uma inspiração e vais dar cabo disso claro, num instante! Força nisso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh, pois és... Éramos muitos, não deu para conhecer toda a gente! Vou ponderar uma ida ao próximo jantar de curso e prometo fazer uso do meu cancro para levar a minha trupe atrás!
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Que máximo... tratamos disso para Maio comprometo-me ;)

      Ah e já li o post e fiquei mega contente! Acaba com ele para em Maio já estares aí para as curvas, ou para a queima que é basicamente igual :)

      Eliminar
  9. Ela tem razão, cabe sempre mais um :p eu bem duvidei da capacidade daquele smart mas agora já não duvido de nada ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu bem te dizia e tu não acreditavas. Tive de fazer as malas lá de casa para tu o comprovares!
      Beijo minha Mary* (adorei o D. Sancho)

      Eliminar
  10. Olá Guida:
    “Estás bem?” (Depreendendo que a resposta será afirmativa, ainda que nem sempre reflita o estado) 
    Antes que me esqueça de assinar, apresento-me: Sou a Ci(dália), amiga da Sarita.
    Foi com mágoa e tristeza que recebi a notícia de que o Barrabás te acompanhava. (Re)pensei a minha vida e os objetivos que tenho para ela, porque, tal como tu, sou algo ambiciosa e colo-me fielmente às minhas metas. Questionei-me sobre o porquê desse maldito Barrabás te fazer frente, a ti, uma pessoa jovem, cheia de sonhos, com muitas sementes lançadas e que só o futuro permitirá colher os frutos.
    Refleti sobre a forma como irias reagir, onde irias buscar a força, imaginando-me sempre no teu lugar (se é que isso se pode imaginar). Fui perguntando por ti à Sarita que, num misto de tristeza e esperança, me foi dizendo “está a reagir bem”, “vou estar com ela esta tarde”, “ela vai superar”.
    Embora já te tivesse como um exemplo de força e coragem pelas notícias que tinha dessa nossa Amiga comum, foi por acaso que contactei pela primeira vez com este teu (meu, nosso) espaço. Enviando-me o link do blogue, uma outra amiga de Braga (que não te conhece), questionou-me se te conhecia, já que eras de Felgueiras. Bem… Não consigo descrever-te o que senti… Li-te, sorri mas, mais do que isso, chorei, chorei… Mas não um choro de sensibilização ou pena. Antes um choro de admiração. Como disse a Pi, a determinada altura, o Barrabás acompanha-te a ti, porque constituis verdadeiramente uma fonte de ensinamento e inspiração para quem contigo interage.
    A minha primeira reação depois de ler todos os posts (tinhas nove, na altura) foi “Tenho que lhe escrever”. Mas depois pensei “Não temos uma relação de tanta proximidade. Farei bem? Farei mal?”. Falei com a Sarita que me deu o seu aval positivo e fiquei mesmo entusiasmada.
    A partir de então faz parte da minha rotina diária ver o que andas a fazer, se te andas a portar bem, se decides ir ao shopping em “hora de ponta”, se deixas queimar os petiscos, enfim… Qualquer coisa que escrevas (que é muito mais do que qualquer coisa) é uma enorme motivação para me deixar presa a este espaço e ir desmistificando a ideia própria que tinha de que um cancro é um fim a curto ou médio prazo.
    No teu caso, eu sei que sim. O cancro é um fim, mas em si mesmo. E o teu é um “linfoma feito ao bife”, não tenho dúvidas. Quero dizer-te que te admiro muito e que é um orgulho poder dizer “Sim, conheço”. Não conheço profundamente, é certo. Mas conheço o suficiente para te sentir capaz de resolver qualquer problema (este posiciona-se no cimo da escala por certo), de te sentir ágil para o transformar em solução, de te ver preocupada com o Outro. É de pessoas assim (que escasseiam, por vezes) que a boa energia se alimenta e que o mundo, verdadeiramente redondo, gira.
    Esperando ansiosamente o Enterro do Barrabás, deixo-te um abraço daqueles que, embora não se sintam fisicamente, transportam um agradecimento e reconhecimento pelas marcas que essa pessoa deixa na nossa vida.
    Esse Maldito, está feito ao bife!
    Cidália Alves

    ResponderEliminar
  11. Olá Cidália!
    Parabéns, acabaste de ganhar o prémio de comentário mais comprido que o Linfoma feito ao bife há-de ver! :D Muito obrigada pelas tuas palavras e, principalmente, pelos teus elogios. Dizes que quando soubeste repensaste a tua vida... Tenho dito a muita gente que lamento que na vida tenham de surgir situações como estas para nos fazer repensa-la. Mas, por outro lado, ainda bem que sim, que isso acontece. Fico feliz por as minhas palavras levarem quem as lê a pensar e a repensar. E que isso lhes proporcione uma vida melhor, mais cheia, mais rica.
    Obrigada pelo teu comentário e pelas tuas palavras.
    Com isto também eu ganhei o prémio de resposta mais longa!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Olá,
    Recebi à uns dias a notícia de cancro.
    Entre pesquisas e choros, revoltas, vim ter ao teu blog.
    Obrigada por me fazeres rir com este post, principalmente com a parte do " podes tudo, porque tens cancro".
    Um beijo
    Helena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helena!
      Não posso deixar de te agradecer também. Ando distante do blog, agora que, de certo modo, recuperei a minha vida, deixei de escrever, principalmente porque não tenho tempo para o fazer... De cada vez que recebo um comentário com aviso no email volto ao blog e releio as minhas palavras. Isto transporta-me para o tempo do cancro, o tempo de tratamento. Faz-me reavivar a memória, o que é ótimo porque na verdade, quando o tempo passa, tendemos a esquecer-nos de algumas experiências vividas e que ja lá vão...
      A verdade é mesmo essa, podes tudo porque tens cancro. Mas não te habitues, quando ele se vai (e eu sei que vai), tudo volta a ser como era. Um dia destes escrevo sobre isso também.

      É normal que chores, que te revoltes e que faças muitas pesquisas em sites pouco fidedignos e com fontes duvidosas. Regra número 1: não acredites em tudo o que lês pela internet fora. Aproveita o teu tempo para te abstraíres, para fazeres coisas (dentro do possível) que te preencham. Passa tempo com as pessoas que mais amas. Chora, revolta-te, sempre e quando te apetecer, afinal podes tudo.
      Regra número 2: pensamento positivo. Aliás, esta é a regra número 1, sempre e para tudo na vida.

      Fico triste em saber de mais um caso. Não faço a mínima ideia de quem és, que idade tens e que tipo de cancro tens. Mas hoje vou ficar contigo no meu pensamento e sei que não me vais sair da cabeça, porque me fizeste rever o meu passado e isso só me dá força para continuar em frente. Por isso obrigada eu pelo teu comentário!
      Desejo, com todo o meu coração, que venças o cancro, com a mesma garra e força com que eu venci.
      Um beijo e um abraço apertado. Força e coragem são as palavras de ordem!
      Beijinhos

      Eliminar