sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Little Princess Trust

Sexta-feira, 18 de Dezembro

No mesmo dia em que fui internada no IPO do Porto para iniciar o primeiro ciclo de quimioterapia, fui também à cabeleireira dar as primeiras tesouradas. Tinham-me ligado nessa manhã do IPO, ofereciam-me um fim de semana num hotel (quase) de luxo, em regime de pensão completa. Pensei duas vezes, mas resolvi aceitar porque nesta vida ninguém dá nada a ninguém e presentes destes não aparecem todos os dias!

Os planos para o fim-de-semana eram mais que muitos e incluíam reencontros com amigos vindos de Lisboa, Coimbra e Barcelona, jantar com os amigos de sempre cá do norte e passeios de bike à beira-mar... Com a mesma facilidade com que combinei mil e uma coisas, cancelei-as. Os amigos vieram na mesma, tiveram de revezar-se para me visitar no hotel, porque os porteiros eram chatos, muito chatos. Mas mantive a marcação na cabeleireira.

A Sarita e a Pi fizeram questão de me acompanhar. Sorriram para mim o tempo todo no espelho e iam fazendo sinais de aprovação enquanto a Leta tratava do assunto. Gostaram tanto do resultado que, no final, confessaram ter vontade de cortar também. 
A Sarita já tem um corte de cabelo curtinho, não dá para cortar mais. Mas a Pi tinha um cabelo bem comprido. Fizemos então uma espécie de pacto. Quando eu rapasse, a Pi cortava bem pequenino. Estava decidido.

No dia em que começou a cair liguei-lhe, em jeito de "Prepara-te que vais ter de cortar já". Como decidi rapar em casa, combinamos que esta semana eu a acompanharia à cabeleireira para cumprir o pacto que firmamos. Pela terceira vez... Assim foi.

Fui surpreendida por um update no pacto. A Pi não ia só cortar o cabelo, resolveu cortar e doa-lo. Infelizmente em Portugal, mais especificamente no IPO, não aceitam doações. Parece que o maior problema se prende com a falta de recursos, que impede que cabeleiras manfaturadas com cabelo natural levantem a auto-estima de pessoas cujas carecas resultam de quimioterapia... Não havendo possibilidade de doar em Portugal, parte-se para o estrangeiro.

No Reino Unido há uma instituição de caridade que assegura que crianças, especialmente crianças carenciadas, possam receber uma cabeleira. Chama-se Little Princess Trust e aceita doações de cabelo de pessoas residentes em outros países para além do Reino Unido.

O processo de doação é mesmo muito simples:
1. Lavar e secar o cabelo antes de o cortar.
2. Atar o cabelo com um elástico à altura que se pretende cortar. 
3. Fazer uma trança e atar a extremidade.
4. Cortar.
5. Colocar a trança dentro de um saco plástico (tipo congelação)
6. Colocar o saco dentro de um envelope almofadado e escrever a morada da instituição.
7. Enviar via CTT.

Há alguns requisitos e limitações:
- O cabelo deve estar bem tratado (sem pontas espigadas)
- Deve ter no mínimo 17 cm (O que são 17 cm em cabelos que passam o meio das costas?!)
- Aceitam cabelo pintado desde que seja numa cor natural
- Não aceitam cabelos Afro
- Não aceitam rastas



Tive o prazer de executar o passo número 4 do processo de doação, ao estilo do vídeo da Sofia Ribeiro só que com menos pompa e circunstância. Mas tinha o coração a transbordar de orgulho e isso basta-me.

Como podem reparar, não é necessário rapar o cabelo para se conseguir doar 17 cm. A Pi ficou tão gira com o seu novo corte! Digam lá se não tenho razão!



Desafio todas as mulheres que lerem este post a ponderarem a doação de cabelo a esta instituição. Para uma cabeleira ficar completa são necessárias 5 doações, ou seja, cabelo de 5 pessoas diferentes. Se têm o cabelo comprido e o querem cortar, não cortem só por cortar, cortem por uma causa. Até recebem um certificado no final!

Saímos do salão com a sensação de dever cumprido. Na segunda feira o cabelo da Sílvia, que parecia uma pequena cobra dentro do saco de plástico, segue para o Reino Unido. Nós ficamos por cá, porque temos mais que fazer, se não púnhamos o telemóvel em modo avião e íamos passear com ele!



Para mais informações acerca da instituição, sigam o link acima e vejam este vídeo, onde encontram mais informações acerca do procedimento de doação.





Em nome das carecas brilhantes de Portugal e desse mundo fora, obrigada Pi por este gesto tão nobre. És grande!!


23 comentários:

  1. Estao as duas muito giras😉
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá! Conheço-te de vista, de ver passar... Somos de tão perto e vi-te em Coimbra, também fui para lá à 10 anos e por lá fiquei, por força maior agora estou cá por cima, sou de Caide de Rei, a minha mãe tem cancro... Admiro a tua coragem e de quem te acompanha, eu costumo dizer que é preciso ter vocação para apoiar estes casos. Estou pela segunda vez a passar por esta situação é não é fácil estar ao lado e dizer que vai correr tudo bem, mas há que acreditar. Quando se acredita o caminho é menos doloroso, menos pesado. Desculpa perdi-me nas palavras e comecei a divagar, afinal só queria deixar um beijinho de apoio de alguém que apenas te conhece de ver passar nas ruas de Coimbra e das viagens de comboio (penso não estar confusa). Boa sorte para esta fase que é apenas uma pausa para todos os planos. Ass Gisela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gisela!
      Obrigada pelo teu comentário... Espero que tudo corra bem com a tua mãe. Coimbra continuará no mesmo sítio e sempre de braços abertos para nos receber! :D
      Um beijinho grande

      Eliminar
  3. Passei para deixarum beijinho cheio de coragem

    ResponderEliminar
  4. Grande beijo ás amigas da minha filha, elas são as minhas Filhas do coração.Parabéns ás suas Mães.
    Eduarda

    ResponderEliminar
  5. Olá Margarida!
    Queria deixar-te um beijinho grande e muita força!
    Vai tudo correr bem!
    Infelizmente quando cortei o meu cabelo não o doei porque aqui nao aceitam e desconhecia essa instituição!
    Gostava imenso de ter ajudado ��

    Mais uma vez, tudo de bom para ti!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rafa!
      Para a próxima já sabes ;)
      Um beijinho e obrigada

      Eliminar
  6. Grande gesto... muito bonito...parabéns!!!
    Um beijinho cheio de força e coragem Margarida.
    Joana Costa (Topglam)

    ResponderEliminar
  7. Olá Margarida..conheço te de vista pois somos da mesma idade...espero que corra tudo bem contigo.. E com amigas como estas com certeza que será mais fácil para enfrentar este "bicho"... Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, tens toda a razão, tenho as melhores amigas :)
      Obrigada, Beijinhos

      Eliminar
  8. Só para dizer OLÁ!
    Muita força.
    Beijão

    ResponderEliminar
  9. Brigite Brito do Rio9 de janeiro de 2016 às 23:44

    Um grande beijinho de força Guida para continuares a lutar nesta fase menos boa com essa coragem impressionante! Estás linda! :) :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brigite, daqui a nada estou em Lisboa e vamos ao Lux outra vez, combinado?
      Beijinhos :)

      Eliminar
  10. Olá Margarida!
    Não nos conhecemos, mas tenho seguido e lido atentamente os teus posts e... és fantástica!
    Tenho a certeza que sairás vencedora nesta batalha. Com as tuas amigas maravilhosas, tudo será menos difícil.
    Conheço a Sarita e tenho a certeza que com ela a teu lado nunca faltará um sorriso, por mais fundo que ele esteja!
    Desejo te toda a força do mundo!
    Beijinho ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marta!
      Podes crer, com a Sarita não há lugar para má disposição!
      Um beijinho

      Eliminar
  11. Guida, sabes que podes contar comigo para tudo ☺... sei que não somos as pessoas mais chegadas devido a vários factores mas eu vejo te como uma amiga❤. Gostava muito de te poder ajudar mas é um caso muito delicado e tens de confiar nos avanços da medicina.. quando te conheci eras uma menina que pouco sabia da vida mas durante estes dois anos cresceste (talvez da pior maneira) mas o resultado foi positivo: tornaste te uma mulher muito forte 💪👑 e acredita que tanto eu como várias raparigas gostavamos de ter a força e a coragem que tu tens... sempre foste uma mulher linda e o facto de não teres cabelo ainda faz sobressair mais a tua verdadeira beleza.💄. tens traços muito femininos por isso não é o cabelo que define quem tu és.❤ És uma menina linda tanto por fora como por dentro... é vais superar isto tudo porque terás sempre os teus amigos a quererem o teu bem 😊👭👭👭

    ResponderEliminar
  12. olá Margarida,chamonme Camila e queria saber quanto é que custou para enviar o cabelo para esta fundação, beijinhos e obrigada !

    ResponderEliminar