quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Não há coincidências

Se há coisa que me irrita nos canais generalistas portugueses são os programas da manhã. Uma vez por outra lá surge qualquer coisa interessante, mas de uma maneira geral acho que são programas pobres em conteúdo. Ainda assim, tenho o hábito de ligar a televisão enquanto tomo o pequeno-almoço, posso ter a sorte de apanhar as notícias e sempre me faz mais companhia que o Charlie, que só sabe pedir torradas!

Segunda-feira da semana passada, dia 28 de Dezembro, não foi excepção: liguei a televisão e fui preparar o meu habitual cappuccino. O tema chamou-me a atenção e prendeu-me. Conheci a Sofia, uma entusiasta da pastelaria, que estava ali não só pelos seus dotes de culinária mas também por uma particularidade, tinha cancro. Com apenas 24 anos, a Sofia estava no programa "A Praça" a distribuir uns cupcakes natalícios com um aspeto delicioso e a falar abertamente sobre a sua condição: finalmente estava curada, livre de tratamentos e de preocupações!
A Sofia é autora de um blog, daqueles que deixam água na boca, o Chá das Cinco. Foi nele que mergulhei depois daquela surpresa matinal e foi através dele que recuperei a vontade de me dedicar de novo aquilo que tanto gosto... Cozinhar!

Fiquei de tal modo empolgada com a ideia que acedi ao link disponibilizado no blog dela para assistir de novo à reportagem (34:20). Queria mostrar à minha mãe aquela pessoa inspiradora com quem tanto me tinha identificado. Estava ciente de não ter acompanhado a reportagem do início mas não tinha noção da importância do que havia perdido... Nada mais nada menos do que a parte em que a Sofia fala da doença e do blog dedicado a ela. Blog? Qual blog? Sim, há um outro blog para além do Chá das Cinco. Chama-se Rebelde com Causa e mostra-nos o dia a dia de uma jovem com cancro. Coincidência das coincidências, a Sofia teve exatamente o mesmo tipo de cancro que eu tenho. Assim, sem tirar nem pôr.

Escusado será dizer que nessa noite não me deitei sem ler todos os posts. Tudo aquilo que eu tinha evitado saber e pesquisar porque me convenci que não precisava de nada nem de ninguém para me ajudar a perceber e superar certos obstáculos, estava ali, mesmo à minha frente e não podia ser ignorado. E ainda bem, porque me ajudou imenso. Falar com a Sofia, trocar impressões com ela, deu-me animo e uma força renovada para abraçar novos desafios. Este blog é isso mesmo, um desafio a que me propus inspirado na história dela.

Obrigada Sofia



10 comentários:

  1. Obrigada Margarida <3 Vais ver que é só mais uma aventura ;)

    ResponderEliminar
  2. É pronto, ao fim do primeiro post já estava convencida a seguir esta tua aventura. Aventura, sim, porque tens pinta de pioneira e mostras bem que vais desbravar caminho e dar conta desse Barrabás!!! Beijo e até amanha. :-)

    ResponderEliminar
  3. Força Guida, tu consegues isto e muito mais! :-*

    ResponderEliminar
  4. Ola
    Nao te conheco mas admiro a tua grande força. Serei uma seguidora deste blog e tenho a certeza que vais vencer esse bixo. Bjinhos mta força ��

    ResponderEliminar
  5. Ola
    Nao te conheco mas admiro a tua grande força. Serei uma seguidora deste blog e tenho a certeza que vais vencer esse bixo. Bjinhos mta força ��

    ResponderEliminar
  6. Obrigada por nos presenteares com o teu blogue! Sem dúvida és uma força da natureza e sem sombra de dúvida irás ajudar muitas pessoas com a tua garra!
    Não sou o tipo de pessoa de seguir blogues, mas sem dúvida o teu cativou-me pela tua forma de olhar para a vida.. E aqui estou eu a ler todos os dias as tuas palavras..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Já estou a ajudar e já estou a ser ajudada. Já valeu a pena!
      Obrigada por seguir, espero não desiludir!

      Eliminar