quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Quem não arrisca, não petisca!

Ora bem, chegou o momento de publicar a primeira das muitas experiências entre tachos! 
Resolvi, literalmente, meter as mãos na massa e o resultado foi muito positivo. Cozinhar tem em mim o mesmo efeito que tem este blog: entusiasma-me, liberta-me e leva-me para bem longe dos assuntos do dia-a-dia. O mesmo acontece quando nado (que saudades!), quando corro, quando compro um livro e vou toda contente para casa (mesmo que chegue a casa e o meta na prateleira em "lista de espera"). Enfim, não vou enumerar todas os hobbies que produzem boas sensações em mim, só queria deixar claro que isto de cozinhar, procurar receitas novas, ingredientes e combinações diferentes, é uma terapia!

Recorri ao livro "Receitas Deliciosas para Doentes Oncológicos em Tratamento", de onde tirei uma receita do Chef Bernhard Pfister

Wrap de farinha de trigo integral com peito de frango, abacate e amêndoas tostadas

(Foto livro)

Este wrap é ótimo para um jantar leve, ou para levar na marmita de almoço. 
Fiz algumas adaptações à receita. Basicamente tornei-a mais fácil, a nível de medidas, para facilitar a execução da mesma. Por esse motivo, a receita que, de seguida, vos deixo não é uma cópia integral da que está no livro.

Ingredientes wrap:
- 100g farinha integral 
- 2 ovos
- 20g manteiga com sal
- 200mL leite
- Uma pitada de sal

Confecção wrap:
1. Para preparar a massa do wrap, comece por derreter a manteiga. De seguida misture a farinha, o leite, a manteiga e o sal. Adicione o ovo e misture bem. (Para fazer a massa utilizei a bimby, velocidade 4, mas podem utilizar uma liquidificadora, varinha mágica ou uma vara de arames)

2. Unte uma frigideira anti-aderente com um pouco de óleo e aqueça bem. Coloque massa suficiente para um wrap, confeccionando-o como se fosse um crepe. Repita o mesmo para a restante massa (Dá 4/5 wraps).


Ingredientes recheio:
- 1/2 abacate 
- sumo de 1 lima
- 4 bifes de frango (ou o equivalente em peito de frango)
- 1 iogurte natural açucarado
- 1 mão cheia de amêndoa laminada
- salsa picada q.b.
- sal e cominhos q.b.

Confecção do recheio:
1. Comece por ferver o frango em água salgada (10 min). Deixe arrefecer e corte em tiras finas (podia ter usado a bimby para desfiar o frango mas optei pelo Turbochef da tupperware, um picador incrível).
2. Corte o abacate em cubos pequenos.
3. Misture o frango, o abacate, o sumo de lima, o iogurte, a amêndoa, o sal e os cominhos (este condimento dá um toque essencial ao recheio)

Por último, recheie o wrap, enrole-o e sirva de imediato. 






Acompanhe com uma salada variada e finalize com um delicioso Duchaise, disponível numa loja Rosa Sousa perto de si!

Bom apetite :)



11 comentários:

  1. Boa noite Margarida, acabei de ler o teu blog. És uma mulher de coragem.
    Acredito que a tua força vai vencer essa batalha.
    Já que nao te vejo a alguns anos acho eu, nada melhor que o teu blog para te acompanhar todos os dias.
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Sejas tu que fores... Obrigada
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Gui!!
    Antes de mais quero dizer-te que sigo o teu blog diariamente, não só para saber como tens andado, mas também porque tenho aprendido imenso contigo! Sei que sou daquelas pessoas que se cruzaram na tua vida em tempos (embora a possibilidade de nos cruzarmos de novo seja grande já que temos muitos amigos em comum...pelo menos assim espero!) mas não é só de agora que pergunto pela Gui (e pela Pi) às meninas cá da bila...afinal foram bons e marcantes os poucos momentos que passámos juntas! E claro, a noticia deixou-me boquiaberta. Anyway, gosto imenso de ler as tuas palavras e depois aparecem este tipo de posts que são mesmo a minha cara e não tenho cancro nenhum. Portanto, vou roubar esta receita que tem um aspecto delicioso e deixar em troca um grande beijinho cheio de força e saudade!

    Até breve,

    Cláudia Dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rouba, rouba! Espero que gostes :)
      Um beijinho grande, a ver se este ano eu e Pi fazemos uma excursão à bila ;)
      Um beijinho grande*

      Eliminar
  4. Vou experimentar e desafiar-te um dia destes para umas partilhas no us4all.blogs.sapo.pt quando abordar o tema da qualidade alimentar em oncologia
    É que ficou com um aspecto que dá vontade de comer tudinho até ao fim ;)

    ResponderEliminar
  5. O Wrap está com um aspeto delicioso,já tirei a receita e um dia destes cá em casa vamos experimentar.No dia em que o livro foi lançado eu estava a assistir á noticia e lembrei-me logo de ti,porque para além de ser esta uma excelente ideia, juntar chefes de cozinha com médicos especialistas na área e tendo como objetivo trazer receitas diferentes, apelativas e não ficar só pela canjinha de galinha e sopas brancas só porque estamos doentes e nos sentimos menos bem, mas porque sei que és uma apreciadora de salgados,doces,bem uma verdadeira gulosa! Como eu te entendo Guida.
    Beijos grandes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Difícil é resistir à tentação!
      Experiemente, não se vai arrepender, garanto :)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. O Wrap está com um aspeto delicioso,já tirei a receita e um dia destes cá em casa vamos experimentar.No dia em que o livro foi lançado eu estava a assistir á noticia e lembrei-me logo de ti,porque para além de ser esta uma excelente ideia, juntar chefes de cozinha com médicos especialistas na área e tendo como objetivo trazer receitas diferentes, apelativas e não ficar só pela canjinha de galinha e sopas brancas só porque estamos doentes e nos sentimos menos bem, mas porque sei que és uma apreciadora de salgados,doces,bem uma verdadeira gulosa! Como eu te entendo Guida.
    Beijos grandes.

    ResponderEliminar